NOTÍCIA
  • 24 Jan 2022

FORÇA AÉREA NACIONAL COMEMORA 46 ANOS DE EXISTÊNCIA

A Força Aérea Nacional (FAN), Ramo das Forças Armadas Angolanas com a missão de vigiar e defender o espaço aéreo nacional completou no dia 21 de Janeiro, 46 anos de existência.

O acto solene das comemorações da efeméride decorreu sob o lema "Força Aérea Nacional: 46 Anos – Asas que Protegem o País" e teve lugar na Base Aérea de Luanda, local onde se deu a sua proclamação há 46 anos, na voz do primeiro Presidente de Angola, Dr. António Agostinho Neto, em 1976.

Dirigido pelo Chefe do Estado-Maior General Adjunto das FAA para Educação Patriótica, General João António Santana “Lungo”, em representação do Chefe do Estado Maior General, o evento, embora singelo sem uma grande formatura militar em observância à medida da não-aglomeração em massa, devido à pandemia da Covid-19, foi de pompa tendo como cume um desfile aéreo com o engajamento das mais recentes aeronaves adquiridas no âmbito do processo de reequipamento.

No seu discurso, General João António Santana defendeu a melhoria das condições de trabalho nas Unidades e a capacitação técnico-profissional dos efectivos como metas a atingir pelo Ramo, no quadro da reestruturação.

Noutra instância, destacou a responsabilidade da FAN tanto no plano interno como no contexto geoestratégico no continente e no mundo.