NOTÍCIA
  • 29 Dec 2022

COMANDANTE DA RMC DESTACA EXEMPLO DE PRONTIDÃO DA TROPA

Huambo – O comandante da Região Militar Centro (RMC), tenente-general Dinis Segunda Lucama, destacou o contributo e o exemplo de prontidão da tropa na superação dos obstáculos, principalmente, no auxílio das acções de combate à Covid-19.

O responsável desta zona castrense, que abrange as províncias de Benguela, Bié, Cuanza Sul e Huambo (quartel-general) falava após receber cumprimentos de fim de ano dos oficias generais, superiores, capitães, subalternos, praças e trabalhadores civis.

O tenente-general Dinis Segunda Lucama disse que, apesar das dificuldades económico-financeiras, agravadas pela pandemia da Covid-19, o efectivo da Região Militar Centro conseguiu suplantá-las com determinação, coragem e elevada deontologia, focada na promoção da unidade nacional.

Declarou que o “inestimável contributo e exemplo do efectivo” permitiram catapultar esta zona militar para a senda do desenvolvimento equilibrado e harmonioso.

Referiu que os militares souberam colocar, no momento certo, as próprias diferenças, convergindo num ideal comum de irmandade e do respeito recíproco, facto que constitui, por si só, um exemplo digno de particular referência.

O tenente-general reconheceu terem sido dado passos importantes na implementação do programa de reedificação dentro da nova filosofia de organização castrense, com resultados bastantes satisfatórios rumo a um futuro promissor.

Disse que o Comando da Região Militar Centro prestou, este ano, uma especial atenção ao efectivo, desde a educação castrense, patriótica, jurídica, cívica, moral e sanitária, assim como na criação de condições mínimas de vida e de aquartelamento.

O responsável militar sublinhou que estes factores constituem os fundamentos indispensáveis à formação do sentimento do amor à Pátria, do espírito de unidade e reconciliação nacionais, bem como da vontade inquebrantável de sempre servir Angola.

Disse que as acções realizadas constituem, sem sombra de dúvidas, o resultado pragmático da participação consciente e responsável de todos os oficiais, sargentos, praças e trabalhadores civis da Região Militar Centro, que consentiram enormes sacrifícios em prol do bom nome da instituição castrense.

Novos desafios

O oficial general destacou como perspectivas, o desenvolvimento de iniciativas que possam garantir a elevação do nível de qualidade de vida do efectivo, desde o melhoramento da dieta alimentar, do aquartelamento, das condições de trabalho, da concessão de licenças disciplinares e da correspondência com os familiares.

Com estas acções preconizadas, acrescentou, cimentar-se-á, cada vez mais, a confiança e a aproximação, entre os diversos escalões no cumprimento do dever militar.

Apontou que o Exército tem vindo a consolidar as estruturas dentro dos marcos definidos pela Constituição da República e pela Lei, como um dos ramos das Forças Armadas Angolanas (FAA) que congrega cidadãos de todas as origens etnolinguísticas, culturais e sociais, constituindo-se num autêntico viveiro de unidade e reconciliação nacionais.

Reafirmou que os militares, enquanto a reserva moral da sociedade, devem ser sempre resilientes e altruístas na resolução dos problemas, tal como incumbido pelo Presidente da República e Comandante-Em-Chefe das FAA, João Lourenço.

Encorajou a tropa a manter a firmeza, a unidade e a coesão de sempre, para que, tal como no passado, a Região Militar Centro possa estar a altura de dar cumprimento integral a todas as tarefas e missões superiormente definidas.