NOTÍCIA
  • 27 May 2023

FORÇAS ARMADAS DESTRÓI MATERIAL EM ESTADO OBSOLETO NO HUAMBO

Huambo - Dois mil 853 explosivos em estado obsoleto foram destruídos, sábado, dia 26, pelas Forças Armadas Angolanas (FAA) no sector de Calueyo, periferia da cidade da Caála, província do Huambo, soube a Angop de fonte oficial.

 

Do material bélico destruído, consta explosivos de morteiro de calibre 82, minas anti-pessoais e anti-tanques, para além de um conjunto de munições fora do uso.

 

De acordo com uma nota da Brigada A de Desminagem das FAA chegada à ANGOP, a detonação dos explosivos decorreu, sem qualquer sobressalto, depois de uma campanha de sensibilização junto à comunidade local, levado a acabo em parceria com os órgãos de Comunicação Social, Polícia Nacional e Administração municipal da Caála.

 

Trata-se de acções desenvolvidas em momentos pontuais, para providenciar a segurança do efectivo e, ao mesmo tempo, a monitorização permanente do material bélico, a fim de evitar acidentes na trajectória da manipulação dos explosivos.

 

Recorda-se que a última destruição de material do género ocorreu em 2020, igualmente, no município da Caála, no corredor Oeste da província do Huambo.