NOTÍCIA
  • 08 Nov 2022

CHEFE DO ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO APELA RESPEITO AOS FALECIDOS

Luanda-O Chefe do Estado Maior do Exército,  Tenente General António José de Sousa Queirós, apelou  recentemente, em Luanda, aos cidadãos, a primarem  por respeito a todos ente queridos que já não fazem parte do mundo dos vivos .

O dirigente militar fez o apelo após  ter depositado  no cemitério da Camama, em Luanda,  uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido em homenagem ao dia dos finados, celebrado no dia 2 de Novembro.

Na ocasião, o Tenente General José de Sousa Queirós manifestou-se preocupado com os actos de vandalismo efectuado por alguns cidadãos nos cemitérios da capital .

O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos, representam para o mundo cristão momentos de lembrança, de respeito e de homenagem merecidos a todos quantos deixaram de fazer parte do mundo dos vivos.

É assim, pelo menos, no mundo cristão, inclusive no seio de algumas civilizações não cristãs, distinguindo-se muitas vezes nas datas e práticas, facto que torna quase universal a observância das referidas datas.

No fundo, servem igualmente para lembrar a dimensão efémera da vida humana, a ideia de que esperamos todos e cada um de nós pela nossa vez, bem como lembram o respeito que devemos ter pelo lugar onde todos iremos.

Anualmente, Angola inteira rende homenagem a todos quantos, por variadas causas, deixaram de fazer parte do mundo dos vivos, continuando a merecer da parte dos viventes lembrança, aprendizagem de ensinamentos e saudade.

Neste dia, é importante não apenas lembrar todos quantos deixaram de fazer parte do convívio humano, mas igualmente reflectir sobre práticas funerárias que atentam contra tradições, valores e leis angolanas e sobre o vandalismo nos campos santos, entre outras práticas.