NOTÍCIA
  • 08 Jul 2022

ANGOLA APOSTA NA PROMOÇÃO DA PAZ MUNDIAL

Luanda - A República de Angola está empenhada em promover a paz mundial, por via da concertação e da prevenção de conflitos, afirmou  terça-feira,  última, em Luanda, o director Nacional de Política de Defesa, do Ministério da Defesa Nacional e dos Veteranos da Pátria, Barbosa Epalanga.

De acordo com o tenente-general  que presidia à cerimónia de  acreditação de adidos de Defesa das embaixadas da Nigéria  e da Turquia em Angola, o país sempre pautou pela paz mundial a todo custo, mas sem pré-condições.

Terça-feira,  dia 5, foram acreditados oficialmente, pelo Ministério da Defesa Nacional  e do s  Veteranos da Pátria,  como adidos de Defesa das Repúblicas da Nigéria e da Turquia, respectivamente, o  Capitão de Mar e Guerra Badamasi Ishaq Yahuza, e do  Tenene coronel Kömür Çelik,  que concomitantemente iniciaram funções hoje.

O responsável militar angolano  afirmou que  esta actividade enquadra-se no reforço das relações diplomáticas  que Angola tem com os  dois países, ressaltando que ambos são muito importantes  por, do ponto de vista geoestratégico, estarem representa dos em organizações de peso, em África e no Mundo. Deu como exemplo a Nigéria, como potência regional, inserida na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO )  e no Golfo da Guiné. 

Quanto à Turquia, reconheceu, é um país   pertencente à Ásia e à Europa, com uma economia estável e uma indústria muito desenvolvida e membro activo na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), ou NATO na sigla em inglês.

Para concluir,  sublinhou  que  a República de Angola está preocupada com a proliferação do terrorismo e das mudanças inconstitucionais que tem surgido no continente africano.

Lembrou que por iniciativa do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e com o apoio da União Africana teve lugar uma cimeira sobre o assunto em Malabo, Guiné Equatorial. 

 

Angola/Nigéria

As relações políticas e diplomáticas entre Angola e a Nigéria datam de 1975. Os dois países são membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (CPS-UA), da Comissão do Golfo da Guiné (CGG) e da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Mantêm excelentes relações bilaterais de cooperação, sobretudo nos domínios Político-diplomático, Defesa e Segurança, Petróleo, Educação, Cultura e Transportes.

Angola/Turquia 

As relações diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Turquia são consideradas boas e ambos os governos têm feito esforços no sentido de incrementar a cooperação bilateral nos mais variados domínios. 

Além de outros instrumentos, os dois estados têm assinado um Memorando de Entendimento entre as autoridades aeronáuticas, bem como um Processo Verbal da I Sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica.