NOTÍCIA
  • 16 Mar 2022

KWANZA É A MOEDA QUE MAIS SE VALORIZA FACE AO DÓLAR

Luanda - A moeda nacional de Angola, o Kwanza, foi a que mais se valorizou desde o princípio do ano 2022 face ao Dólar, ganhando 20%, impulsionada pela subida dos preços do petróleo.

Essa avaliação consta de uma publicação do portal da agência de informação financeira Bloomberg. “O Kwanza recuperou face ao Dólar.

A valorização do Kwanza, segundo a fonte, está aliada, também, às melhorias reportadas pelas agências internacionais de classificação de crédito e à probabilidade de o Banco Nacional de Angola (BNA) continuar a aumentar as taxas de juros.

A Bloomberg refere ainda que o preço do petróleo, apesar do abrandamento dos últimos dias na subida dos preços, quase duplicou de valor em 2021, chegando a 139 dólares já este mês, o que representa uma valorização de 28% desde o início do ano, ainda que um barril de petróleo esteja nesta terça-feira a ser transaccionado a cerca de 100 dólares.

As exportações de Angola representam mais de 90% das receitas de exportações do país, e a economia angolana deverá crescer 2,9% este ano, depois de cinco anos de recessão económica, segundo uma previsão do analista Zahabia Gupta divulgada em 18 de Fevereiro último.

Em Julho do ano passado, o Banco Nacional de Angola aumentou a sua taxa de juros de referência para um recorde de 20% e 15,5%, para conter a inflação.

Nas últimas semanas, Angola viu a opinião de crédito ser melhorada pelas principais agências de notação financeira, no seguimento do final do programa de ajustamento financeiro de 4,5 mil milhões de dólares com o Fundo Monetário Internacional, em Dezembro do ano passado.

O Kwanza também está a se recuperar de uma queda acentuada em 2019, depois que o banco central começou a permitir que a moeda fosse negociada mais livremente em relação ao Dólar.