EXÉRCITO REALIZA MANOBRA TÁCTICA DE BATALHÃO COM TIRO COMBATIVO
O Exército realizou de 23 a 24 de Novembro, no Centro de Adestramento Soba Matias, na província do Cuando Cubango, uma manobra tática de batalhão com tiro combativo .
O treino militar que envolveu o 1º Batalhão da 72ª Brigada de Infantaria Motorizada da Região Militar Leste, foi testemunhado pelo Comandante do Exército, General Jaque Raúl e demais oficiais generais, superiores e convidados.
A apresentação do plano da manobra ocorrido no dia 23, marcou o inicio do exercício com a realização de tiro real, traduzido na superação de um obstáculo aquático com técnica blindada.
Em tom de satisfação e ao ritmo da canção militar que anunciava o sentimento do dever cumprido, o Brigadeiro Amadeu Constantino, Comandante da Brigada, destacou os vários momentos que marcaram a preparação da manobra e o facto da sua unidade ter transformado “uma mata em quartel e um bom lugar para viver”.
A Brigada cumpriu com todas as fases de coesão das tropas, desde o alojamento, a preparação individual, passando pelas fases de secção, pelotão, companhia e culminou com a fase do Batalhão.
A Brigada entrou com o “pé direito “ e sai vitoriosa, porque conseguiu cumprir a missão, com êxito.
A margem da manobra, foi inaugurado o túmulo do soldado desconhecido.
“Neste lugar que não passava de uma mata, com as nossas próprias mãos conseguimos transforma-lo em quartel que dignifica o nome das FAA,” afirmou o Brigadeiro Amadeu Constantino.
A mesma satisfação foi manifestada pelo Comandante do Exército que preferiu transformar o resumo da manobra em uma aula com os comandantes de Secções, Baterias, Companhias e Grupos .
Na ocasião, o Comandante do Exército enumerou os ganhos alcançados com a realização da referida manobra.
“O grau de satisfação é muito grande, as tropas conseguiram mentalizar tudo aquilo que preparamos para eles, visto que foi possível avaliar o nível de preparação combativa e superação das tarefas táticas das tropas que foram programadas”, sublinhou.