NOTÍCIA
  • 25 Sep 2021

6ª DIVISÃO DE INFANTARIA MOTORIZADA APOSTA NA FORMAÇÃO ACADÉMICA DOS SEUS EFECTIVOS

Texto: Major Laurentino João Tchikuata

A 6ª Divisão de Infantaria Motorizada da Região Militar Sul é uma das várias Unidades Militares do Exército que apresentam sinais evidentes de desenvolvimento do Ramo, alcançados ao longo dos 30 anos de existência, principalmente no capítulo da formação académica.

A Unidade já conta com 45 militares estudantes universitários, para além de muitos outros que frequentam os diferentes níveis de ensino em escolas estatais e privadas.

No sector da saúde a Divisão possui 6 médicos, um número que apesar de não ser suficiente, tem estado a minimizar os problemas de assistência médica dos militares das  subunidades divisionárias.

O mesmo não acontece com a granja militar, que logo no princípio do ano agrícola 2020, viu as iniciativas locais a fracassarem, por conta da Covid-19.

Porém, o Chefe de Repartição de Educação Patriótica da Divisão, Tenente Coronel Argentino Moma, que falava para a Revista Militar do Exército em Representação do Comandante da Unidade, garantiu que tão logo que se ultrapasse o estado de calamidade pública vigente no país, o seu Comando vai relançar o programa que visa fundamentalmente no melhoramento da dieta alimentar das tropas.

Quanto ao estado disciplinar e organizacional da Unidade, o Brigadeiro Luís Lopes Veneno Comandante da Unidade garantiu que, nos dois aspectos a unidade está bem, pois nem mesmo o facto de estar localizada no perímetro da sede municipal tem propiciado o cometimento de infracções por parte dos militares. “

 Temos muita confiança nos nossos militares no capítulo da disciplina, visto que mesmo no decurso das acções conjuntas de sensibilização da população para o cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19, nunca nos comprometeram”. Assegurou o Brigadeiro Veneno.

Falando dos 30 anos de existência das FAA, o Comandante da Maior Unidade Combativa da Região Militar Sul, disse: “ A pesar dos avanços e recuos que marcaram o próprio percurso histórico das FAA, Os níveis de desenvolvimento alcançados justificam os 30 anos de existência. Muitos dos oficiais que temos hoje, em 1991 eram soldados outros nem eram militares e hoje são oficiais superiores, os que entraram com a 4ª classe, hoje são técnicos superiores, são sinais evidentes de progresso pessoal e colectivo”.  Reconheceu O Brigadeiro Veneno.

Recorde-se que a 6ª Divisão de Infantaria Motorizada, tem como principais missões, a defesa da fronteira sul do país, a segurança do caminho de ferro de Moçâmedes e da barragem hidroeléctrica da Matala entre outros objectivos económicos do Estado.