Notícias



  • 16 Nov 2022
  • Comentarios
REGIÃO MILITAR NORTE ACOLHEU TREINO DE COMANDO E E...

Bengo - A Região Militar Norte, realizou nos dias 7 e 10 de Novembro na província do Bengo, localidade do Vale do Loge, um treino de Comando e Estado Maior na carta.

O Treino na Carta do maior  Ramo das FAA, teve como objectivo alavancar o grau de prontidão combativa, educativo e patriótica dos efectivos daquela Região Militar.

Na ocasião, o Segundo Comandante do Ramo, Tenente General João Serafim Kiteculo, que dirigiu a actividade, reconheceu os avanços significativos na aplicação da nova modalidade de interpretação da carta, tendo prometido melhorias nos próximos  exercícios.

Testemunharam o acto membros do Comando do Exército e os distintos representantes dos Ramos que compõem as Forças Armadas Angolanas, nomeadamente Exército, Força Aérea e Marinha de Guerra .

Saiba mais
  • 08 Nov 2022
  • Comentarios
CHEFE DO ESTADO MAIOR DO EXÉRCITO APELA RESPEITO...

Luanda-O Chefe do Estado Maior do Exército,  Tenente General António José de Sousa Queirós, apelou  recentemente, em Luanda, aos cidadãos, a primarem  por respeito a todos ente queridos que já não fazem parte do mundo dos vivos .

O dirigente militar fez o apelo após  ter depositado  no cemitério da Camama, em Luanda,  uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido em homenagem ao dia dos finados, celebrado no dia 2 de Novembro.

Na ocasião, o Tenente General José de Sousa Queirós manifestou-se preocupado com os actos de vandalismo efectuado por alguns cidadãos nos cemitérios da capital .

O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia dos Mortos, representam para o mundo cristão momentos de lembrança, de respeito e de homenagem merecidos a todos quantos deixaram de fazer parte do mundo dos vivos.

É assim, pelo menos, no mundo cristão, inclusive no seio de algumas civilizações não cristãs, distinguindo-se muitas vezes nas datas e práticas, facto que torna quase universal a observância das referidas datas.

No fundo, servem igualmente para lembrar a dimensão efémera da vida humana, a ideia de que esperamos todos e cada um de nós pela nossa vez, bem como lembram o respeito que devemos ter pelo lugar onde todos iremos.

Anualmente, Angola inteira rende homenagem a todos quantos, por variadas causas, deixaram de fazer parte do mundo dos vivos, continuando a merecer da parte dos viventes lembrança, aprendizagem de ensinamentos e saudade.

Neste dia, é importante não apenas lembrar todos quantos deixaram de fazer parte do convívio humano, mas igualmente reflectir sobre práticas funerárias que atentam contra tradições, valores e leis angolanas e sobre o vandalismo nos campos santos, entre outras práticas.

Saiba mais
  • 05 Nov 2022
  • Comentarios
EXÉRCITO ENCERRA TORNEIO EM SAUDAÇÃO AO CENTENÁRIO...

Luanda -  O torneio de futebol e futsal entre as unidades de subordinação central em saudação as celebrações do centenário do presidente António Agostinho Neto, terminou no passado dia 28 de Outubro .

O acto  de encerramento das actividades desportivas decorreu no Campo Militar do Grafanil, em Luanda.

As equipas de  futebol e  futsal da 101ª Brigada  foram as vencedoras das competições.

O evento  que contou com a presença de Oficiais Superiores, Capitães, Subalternos, Sargentos e Trabalhadores Civis do Campo Militar do Grafanil, foi presidido pelo Brigadeiro Domingos Ministro, Presidente do Comitê Olímpico do Exército, em nome do Comandante do Ramo .

Na ocasião,  o Brigadeiro Domingos Ministro parabenizou  os atletas das duas modalidades, tendo de seguida entregue dos troféus  as respectivas equipas vencedoras.

Para o responsável militar já é tradição  as Forças Armadas Angolanas e o Exército, em particular, a realizar torneios desportivos em alusão  a vários eventos nacionais, no âmbito da

Massificação do desporto no seio das tropas.

A ocasião serviu para a abertura das jornadas desportivas em alusão ao 11 de Novembro, data em que foi proclamada à Independência de Angola .

Participaram no  torneio em alusão ao 100 anos do nascimento de Agostinho Neto as equipas da 101ª Brigada, do Campo Militar do Grafanil, OGR, Regimento de Transportes, da BCA Nº1 e Escola Eletromecânica.

Saiba mais
  • 13 Oct 2022
  • Comentarios
EXÉRCITO HOMENAGEA EQUIPA SÉNIOR FEMININA DE FUTE...

Luanda - O Comando do Exército homenageou durante a semana finda a Equipa Sénior Feminina de futebol Salão, pela vitória alcançada no 21º Campeonato Nacional que decorreu de 22 de Setembro a 1 de Outubro na Cidade do Namibe.

O acto foi presidido pelo Comandante Adjunto para Educação Patriótica do Exército Tenente General José Maria Marques em representação do Comandante do Ramo.

Na ocasião, o dirigente endereçou palavras de apreço e agradecimento a equipa pela dedicação e empenho afincado no cumprimento das suas actividades e a todos que directa ou indirectamente contribuíram para a concretização deste campeonato e para a conquista de mais uma taça para a galeria de troféus do Exército.

O Comandante Adjunto para Educação Patriótica do ramo, garantiu que o Exército vai continuar a apoiar incansavelmente o Clube para a concretização das actividades desportivas, do primeiro ao último escalão, nas diferentes Unidades do Ramo, pois o desporto estimula a saúde e a boa forma física dos efectivos.

De lembrar que este é a 4º titulo consecutivo da equipa feminina de futsal do Clube Desportivo do Exército.

Saiba mais