NOTÍCIA
  • 19 May 2022

CONSÓRCIO QUANTEN INVESTE 3,5 MIL MILHÕES DE DÓLARES NA REFINARIA DO SOYO

Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, recebeu nesta terça-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Petrolífera Quanten, Segun Thomas.

Três mil milhões e meio de dólares americanos é o valor a ser investido pelo consórcio Quanten para o projecto de construção da refinaria do Soyo, província do Zaire, cujas obras terão a duração três anos e meio. 

A informação foi confirmada, nesta terça-feira, em Luanda, pelo Presidente do Conselho da Administração do Consórcio Quanten, Segun Thomas, à saída de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Em declarações à imprensa, Segun Thomas informou que a Refinaria do Soyo, com capacidade para refinar 250 mil barris de petróleo por dia, vai criar três mil empregos directos para nacionais, numa primeira fase.

A par da refinação de gasolina, a fábrica que teve a primeira pedra para a construção lançada na última sexta-feira, vai refinar também gasóleo ultrabaixo e Jet fueNa ocasião, e Segun Thomas realçou o apoio prestado pelas autoridades para o início da construção da Refinaria.

O Consórcio Quanten é uma sociedade de empresas que ganhou, em 2021, o concurso público internacional de investimento privado para construir e operar a refinaria do Soyo, província do Zaire.

O consórcio é integrado por quatro empresas, sendo três norte-americanas (Quarten LLC, TGT INC e Aurum & Sharp LLC) e uma angolana (ATIS Nebest).

A ser construída numa área de 712 hectares a sudoeste do Soyo, a refinaria terá, entre outras estruturas, unidades de processamento e aprovisionamento do petróleo bruto, de transporte e um cais com capacidade para ancorar dois petroleiros com a capacidade de até 100 mil toneladas de petróleo bruto.

As obras preveem, também, a edificação de uma zona residencial para mil empregados, estação de produção e tratamento de água potável e residual, aterro sanitário de resíduos e uma central eléctricas.