MENSAGEM DE FELITAÇÕES
Por ocasião da celebração do 30° Aniversário da criação do Exército, efeméride que se assinala a 17 de Dezembro do corrente ano, apraz-me por este intermédio, felicitar calorosamente todos os efectivos do Ramo que dirige, exortando-os a continuarem firmes e com a mesma determinação de sempre, na defesa do solo pátrio e na garantia da inviolabilidade das nossas fronteiras, contribuindo na consolidação da paz e das condições de segurança, indispensáveis ao desenvolvimento sócio-económico harmonioso do Pais.
Desde a sua criação em 1991, ao abrigo dos acordos de paz para Angola, apesar da dificil conjuntura que caracterizou a sua trajectória e evolução, o Exército tem mantido a sua postura exemplar no cumprimento da sua nobre missão de garantir a defesa do espaço terrestre nacional e, na execução eficiente de missões de apoio à paz, no âmbito dos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Angolano.
A celebração desta histórica data constitui, mais uma oportunidade para que se mantenha acesa a chama daqueles que, nesta caminhada de lutas e glórias, constroem a verdadeira história do Exército, não poupando esforços, incluindo o sacrifício da própria vida, comprometidos exclusivamente com os superiores interesses da Nação Angolana.
Neste contexto, gostaria de enaltecer o valioso contributo dos reformados e desmobilizados, na organização do Exército, tornando-o hoje uma referência positiva no plano interno e externo e, exorto-os a manterem o sentimento patriótico, inspirando a juventude a seguir o seu brilhante exemplo.
Rendo a mais singela e merecida homenagem a todos os militares e trabalhadores civis ao serviço do Ramo que, em diversas circunstâncias perderam as suas preciosas vidas.
Neste momento de reflexão e festa, encorajo todos os efectivos do Exército, a cerrarem fileiras em torno de Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Amadas Angolanas, nos esforços em curso para a moralização da sociedade e na construção dos alicerces de um futuro cada vez melhor para todos.
Finalmente, encorajo todos os combatentes do Exército que ocupam a linha da frente, na prevenção e contenção a pandemia Covid-19, na certeza de que este desafio será vencido.
As minhas vivas felicitações a todos os Oficiais Generais, Superiores, Capitães e Subalternos, aos Sargentos, Praças e Trabalhadores Civis do Ramo, por esta celebração e votos de um feliz aniversário, extensivos às respectivas famílias.