NOTÍCIA
  • 07 Dec 2021

CHANCELARIA CUBANA COMEMORA O 65º ANIVERSÁRIO DAS FORÇAS ARMADAS REVOLUCIONARIAS DE CUBA NO MUSEU DE HISTÓRIA MILITAR DAS FAA

Luanda – A Chancelaria Cubana comemorou no passado dia 2 de Dezembro o 65º aniversário das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba ano no Museu Nacional de História Militar.

 

Ao dirigir-se aos presentes, o Coronel Enrique Kindelán Delis, Adido Militar da República de Cuba em Angola, recordou o contributo do falecido Presidente de Cuba e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Revolucionárias de Cuba, Fidel de Castro Ruz.

 

Lembrou que em 2 de Dezembro de 1956, um grupo integrado por 82 jovens revolucionários cubanos provenientes do México levou a cabo com êxitos acções que ditaram a derrota do antigo regime ditatorial em Cuba. 

 

Por seu lado, o Tenente General António de Jesus Fernandes, Chefe da Direcção Principal de Educação Patriótica do EMG/FAA que presidiu o acto em representação do Chefe do Estado Maior General das FAA, disse que a cerimónia enquadra-se no âmbito do reforço dos laços de amizade, solidariedade e irmandade que unem os povos angolanos e cubanos.

 

O Tenente General António Fernandes, reconheceu  que os artigos entregues pelos responsáveis cubanos as autoridades angolanas, possuem grande valor e vai enriquecer o acervo do Museu Nacional de História Militar.

Dos artigos entregues ao Museu de História Militar destacam-se o Relógio e pulseira de José Cabrera Garcia, capela de nº439156 do General Ramon Pardo Guerra, folha com anotações escritas a tinta com manchas de sangue do soldado Santiago Sottomayor, entre outros meios com grande relevância histórica.

 

Participaram na cerimónia entidades das Forças Armadas Angolanas, das Forças Armadas de Cuba, oficiais superiores, capitães, subalternos e trabalhadores civis das FAA e convidados.