GENERAL LUNGO PRESTA HOMENAGEM AOS SOLDADOS TOMBADOS EM DEFESA DA PÁTRIA
Luanda - O Chefe do Estado Maior General Adjunto para a Educação Patriótica das Forças Armadas Angolanas, General João António Santana “Lungo”, homenageou terça-feira (2) , em Luanda, os militares tombados em prol da defesa da pátria, por ocasião do dia dos finados celebrado a 2 de Novembro.
No Monumento do Soldado Desconhecido, erguido em homenagem a todos os militares tombados pela causa da Independência Nacional, o General Lungo, depositou uma coroa de flores, gesto cumprido igualmente, por Oficiais Generais, Superiores, capitães, Subalternos, Sargentos e Praças das Forças Armadas Angolanas.
Em breves declarações à imprensa, no final da cerimónia, o General Lungu referiu que a homenagem honra a memória de todos aqueles que deram o seu contributo em prol da conquista da Independência Nacional e dos interesses da nação .
“É um gesto que nos leva honrar também os nossos familiares . Daí a razão de anualmente as Forças Armadas Angolanas organizar essa actividade, extensiva a todas as Regiões Militares”, acrescentou o dirigente militar .
O Monumento ao Soldado Desconhecido é uma obra emblemática , construída na baixa de Luanda , que personifica o reconhecimento do sacrifício daqueles combatentes tombados pela Independência Nacional , pela manutenção da soberania, paz e estabilidade .
O dia de finados, comemorado em muitas culturas e religiões em 2 de novembro, é uma data reservada, principalmente, para celebrar e homenagear os entes queridos que já morreram.
As formas de celebração, no entanto, podem ser bastante diversificadas. Algumas religiões, como a católica, reúne os seus fiéis para rezar, visitar e colocar ramos de flores em túmulos, numa atitude religiosa de recolhimento, reflexão e compaixão.