NOTÍCIA
  • 12 Mar 2022

MGA CAPACITA TRIPULANTES E TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO

Efectivos da Marinha de Guerra Angolana (MGA), concluíram no passado dia 25 de Fevereiro, na Base Naval de  Luanda, uma acção formativa,  de seis meses, onde participaram equipas de tripulação e pessoal técnico de manutenção das embarcações do tipo  HSI 32 e DV 15.

Ministrado por formadores da Privinvest ( empresa fornecedora das embarcações), o curso é uma parceria institucional entre a Simportex e a Marinha de Guerra, que visou conferir qualificação específica ao efectivo militar e civil encarregue da manutenção dos referidos meios sob tutela  da Marinha de Guerra Angolana .

Durante o período em referência os especialistas da Privinvest, capacitaram os efectivos da MGA, com matérias ligadas ao manuseamento, exploração e asseguramento técnico das embarcações, meios  importantes para o aumento do poder naval e da defesa das águas territoriais.

Com a  formação destes efectivos, a MGA conta com mais especialistas integrantes das tripulações, entre operadores de navios, marinheiros , contra-mestres pessoal de manutenção, operadores de ILS e formadores, para reduzir gradualmente o número de especialistas  estrangeiros  nestas áreas .

Na sessão de encerramento do curso ,  o Brigadeiro Aleixo de Melo, manifestou-se satisfeito, pelo facto dos participantes terem cumprido com êxito os objectivos preconizados.

“Esperamos da vossa parte dedicação e aplicação prática de quanto aprenderam para garantirem uma correcta exploração e assistência técnica aos meios postos a vossa disposição”, sublinhou.

O Brigadeiro Aleixo de Melo reafirmou a disposição da Simportex em coordenação com a Marinha de Guerra Angolana,  criar melhores condições para garantir o asseguramento permanente e eficaz dos meios já recepcionados e dos que virão, no âmbito do mesmo projecto.

Para o Tenente-de-Navio Edson de Melo, um dos finalistas, a formação permitiu conhecer elementos importantes que servirão de suporte ao longo da sua vida profissional.

Os participantes assistiram a uma demonstração prática das lanchas HSI 32 e DV 15 executada pelos finalistas e conheceram a sala de simulação criada nesse mesmo processo.

A sessão de encerramento foi presenciada pelo 2º Comandante da MGA, Vice-almirante Valentim António Alberto e convidados.

No final da cerimónia, os  participantes receberam os respectivos certificados .