ESCOLA DE FUZILEIROS NAVAIS
A história da Escola de Fuzileiros Navais está intrinsecamente ligada à criação da ex-Força de Fuzileiros Navais, actualmente Brigada de Fuzileiros Navais.
Os fuzileiros surgiram da então Força de que a Marinha dispunha naquela altura, cujos efectivos tinham a formação de Comandos e não tinham apresentação específica de fuzileiros. Em 1989 a Força é extinta e seus efectivos foram integrados nos órgãos da Marinha.
Com base na Directiva Nº 08/92 sobre a criação de Fuzileiros, em Junho de 1993, partiram para Portugal 32 militares da Marinha de Guerra Angolana, acompanhados pelo actual Vice-almirante Noé Rodrigues Magalhães, Comandante da Região Naval Norte e pelo actual Contra-almirante Bamba Zifua Castro, Comandante da Brigada de Fuzileiros.
Com o regresso destes militares, foi decidido instalar a Escola de Fuzileiros na Ilha de São João da Cazanga, para servir de ponto de partida à Formação de Praças da classe de Fuzileiros, em 15 de Novembro de 1993.
Assim com o término deste 1º curso de Fuzileiros no dia 25 de Março de 1994, esta data ficou consagrada como “Dia da Escola de Fuzileiros”.
Missão:
Principal
- Ministrar a formação militar de nível técnico-profissional aos Oficiais, Sargentos e Praças da classe de Fuzileiros, e também a formação de Instrução Militar Básica (IMB) aos cidadãos que ingressam na MGA.
Secundária
- Ministrar a formação militar e técnica aos Oficiais, Sargentos e Praças já Fuzileiros de forma a qualificá-los para os cargos aplicáveis aos seus postos ou aos imediatamente superiores;
- Ministrar a formação militar técnica especifica a outros militares do Ramo, e de outras instituições nacionais ou militares estrangeiras, quando determinado superiormente.