NOTÍCIA
  • 27 Jun 2022

CHEFE DE ESTADO ENCONTRA-SE EM LISBOA PARA PARTICIPAR NA CONFERÊNCIA SOBRE OS OCEANOS

Lisboa - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, encontra-se desde domingo, em Lisboa, Portugal, onde  hoje, segunda-feira,  (27) participa na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos.

O Presidente João Lourenço, neste evento onde estarão presentes representantes mundiais, entre eles Chefes de Estado, de Governo ou seus representantes, irá discursar com o objectivo de deixar ao mundo a mensagem de Angola em relação à maneira como se pretende que os oceanos e os seus enormes recursos sejam tratados.

Na conferência, que vai decorrer até 1 de Julho, as lideranças mundiais vão discutir a maneira de conservar e utilizar, de forma sustentada, os oceanos, os mares e os recursos marinhos para um desenvolvimento que não prejudique o ambiente, a natureza e o planeta.

Em Lisboa, segundo apurou a Angop de fonte oficial portuguesa, são esperados delegados dos 193 estados membros da ONU (35 países já confirmaram enviar representantes de alto nível) e perto de mil entidades da esfera política, de organizações não governamentais, de entidades financeiras e empresariais, da comunidade científica e da sociedade civil.

À margem do evento, o estadista angolano manterá encontro com algumas individualidades , com realce para o seu homólogo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Secretário-geral da ONU, António Guterres. 

No cumprimento da missão, João Lourenço vai visitar a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Angola assume actualmente a presidência rotativa  desta organização integrada também pelo Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal, Timor Leste e Guiné Equatorial.

Vai ainda conceder uma entrevista à estação de Rádio Televisão Portuguesa (RTP).