NOTÍCIA
  • 25 May 2022

FORÇAS ARMADAS DE ANGOLA E DA ÁFRICA DO SUL REFORÇAM COOPERAÇÃO

Luanda – Delegações do Estado-Maior General das Forças Armadas de Angola e da África do Sul abordaram, nesta segunda-feira, em Luanda, questões ligadas à cooperação nos domínios da indústria, saúde militar e formação em língua inglesa.

O reforço dos mecanismos de defesa colectiva, das missões de paz e da Força de Alerta da Comunidade de Desenvolvimento para a África Austral (SADC) constaram também da agenda do encontro,em que a comitiva angolana foi encabeçada pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Egídio de Sousa e Santos.

A delegação sul-africana foi liderada pelo chefe das Forças de Defesa Nacional, Rudzani Maphwanya, que efectua, de 22 a 28 do corrente mês, uma visita de trabalho ao país, no quadro do reforço da cooperação bilateral.

Ao intervir no acto, o general de Exército Egídio de Sousa e Santos realçou a irmandade e os laços de cooperação existentes nos vários domínios, tendo destacado a concertação política, diplomática e militar entre os dois países, por garantir coesão para enfrentar, colectivamente, as ameaças de terrorismo que assolam a região.

“A SADC tem sabido ler os sinais, para agir de forma proactiva e, assim, a África do Sul, como presidente do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, não tem poupado esforços em responder às mudanças do ambiente geopolítico na região austral”, sublinhou.

Egídio de Sousa e Santos lembrou que no dia 28 do corrente mês será realizada em Malabo, Guiné Equatorial, uma Cimeira Extraordinária dos Chefes de Estado e de Giverno da União Africana (UA) sobre Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, sob propostas de Angola.

Por sua vez, o chefe das Forças de Defesa Nacional da África do Sul disse que a sua visita visa reforçar a cooperação bilateral e considerou fundamental a elaboração de um balanço das actividades realizadas entre os dois países, que cooperam desde 1998.